segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Oração do Catequista

"Deus, Pai de bondade, na força do teu Espírito, ajuda-me a assumir, com coragem e entusiasmo a missão de catequista na realidade em que me colocaste.
Fazei-me viver, em profundidade, o encontro transformador com Jesus Cristo, para que, assim, possa suscitar em muitos o amor apaixonado pelo Mestre e por seu estilo de vida.
Ensina-me a abraçar a catequese como espaço privilegiado de vivência comunitária, de modo a contribuir para que nossa Igreja se torne, cada vez mais, lugar de comunhão e participação.
Concede-me a graça de ser profeta a serviço de tua Palavra e nela encontrar inspiração para conduzir o teu povo a uma autêntica experiência religiosa.
Meu testemunho cristão seja de tal modo coerente que contagie os catequizandos e suas famílias e envolva toda a comunidade num processo permanente de amadurecimento na fé.
Renova minhas motivações na busca de uma catequese libertadora, sensível ao jeito e às necessidades de nossa gente, capaz de ligar fé e vida e de caminhar com os mais pobres, favorecendo a formação integral de todas as pessoas.
Dá-me a disposição necessária para preparar-me sempre melhor e cumprir, com generosidade e perseverança, a exemplo de Maria, o serviço que me confias. Assim seja!"

Vamos viver segundo o exemplo de Jesus Cristo e tudo será mais fácil.

3 comentários:

anokas disse...

gostei mt do encontro de ontem em setubal. foi um momento de convivio, partilha, e de aprendizagem. falando por mim, saí de la com o espirito mais aberto a novas ideias, e com vontade de fazer mais e melhor pelos nossos meninos. beijinhos** boa semana: )

anasis disse...

Já é o segundo ano que vou ao encontro de catequista e há sempre uma coisa nova. Desta vez foi lá a psicóloga Cristina Sá Carvalho que nos falou da relação pais-catequese que achei muito pertinente, deu umas dicas para as reuniões de pais e chamou a atenção para a aproximação dos pais na catequese. Foi uma intervenção muito boa. Depois na eucaristia gostei muito dos cânticos que eles escolheram principalmente o grão de trigo.
Bjs para todos ;)

Martrita disse...

Todos os anos os encontros são proveitosos. Mas o de este ano foi sem duvida bastante pertinente, não fosse o tema "A Catequese e os Pais". Gostei muito da paratilha da Dra Cristina e das ideias de dinamica que a Ir. Maria José apresentou para as nossas catequeses.
Muitos beijinhos a todos