segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Não posso esconder a minha admiração pelo nosso Papa anterior João Paulo II! Procuro sempre as suas palavras para clarificar os meus pensamentos....

Agora que mais um ano de catequese está prestes a começar, iniciou-se a minha reflexão individual sobre "Afinal para que é a catequese?" e "Valerá a pena tanto esforço?"...
Andei à procura das palavras deste grande homem, e eis o que encontrei:


"A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus."


A catequese é o caminho para a Salvação.... Nós catequistas somos pastores, ainda que em menor escala, mas com um papel muito importante no seio da nossa comunidade cristã!

Sim, vale a pena o esforço!!!!
Depois de 12 anos como catequista, digo que vale a pena correr de um lado para o outro para estar sempre presente no meu grupo de catequese! É gratificante ver as nossas crianças crescerem em tamanho e em fé! Nem tudo tem sido bom nesta minha caminhada como catequista, mas graças a Deus tenho conseguido ultrapassar todos os degraus...

Neste ano de catequese esforçemo-nos para sermos melhores....
Que o Senhor ilumine cada um de nós!

2 comentários:

Anna Moura disse...

Eu nao tenho tanto tempo a dar catequese, mas sobretudo com estes três anos na paróquia de Corroios posso dizer, SIM, vale a pena, tenho encontrado muita gente boa que me tem ajudado a crescer e a seguir o meu caminho ... que só agora começo.
Se alguém precisar de ajuda, peça-a só assim podemos ajudar e melhorar. Todos temos algo especial, é preciso saber canalizae essa boa energia...
Um bom recomeço para quem não for dia 8 de Outubro à reunião.
Beijinhos...

Francisco disse...

Depois disto, que mais é que se pode dizer? Que tudo corra bem este ano e que Deus nos ilumine em mais uma aventura prestes a começar... outra vez. ;)