sábado, 3 de janeiro de 2009


A Epifania do Senhor (do grego: “a aparição; um fenómeno miraculoso”) celebrava-se no dia 6 de Janeiro, ou seja, doze dias após o Natal.
Jesus não veio somente para a salvação do povo judeu, mas para a salvação de todos nós.A Epifania do Senhor, ou seja, a sua manifestação aos povos, representados pelos Magos, misteriosas personagens vindas do Oriente, de quem fala o Evangelho de São Mateus (cf. Mt 2, 1-12). A adoração de Jesus por parte dos Magos foi imediatamente reconhecida como cumprimento das Escrituras proféticas. “À tua luz caminhará os povos lê-se no livro de Isaías e os reis andarão ao brilho do teu esplendor… trazendo ouro e incenso, e anunciando os louvores de Javé” (Is 60, 3.6).

“Viemos adorá-lo” (Mt 2, 2)


Deixai-vos surpreender por Cristo! Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso! Exponde as vossas alegrias e as vossas tristezas a Cristo, deixando que Ele ilumine com a sua luz a vossa mente e alcance com a sua graça o vosso coração. Gostaria que em toda a Igreja se respirasse, como em Colónia, a atmosfera da “epifania” e do autêntico compromisso missionário, suscitado pela manifestação de Cristo, luz do mundo, enviado por Deus Pai para reconciliar e unificar a humanidade com a força do amor.

Sem comentários: