sexta-feira, 10 de abril de 2009

Retiro 10º volume

Queridos catequistas e amigos,

Sei que já passou algum tempo, mas queria aqui deixar umas palavras de agradecimento em nome das catequistas do 10º volume pelas orações que fizestes pelo retiro realizado nos passados dias 28 e 29 de Março, em Sesimbra, na casa das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
O retiro começou no sábado de manhã com o acolhimento das irmãs, que fizeram uma breve oração connosco e nos dirigiram umas palavras amigas. O espaço era muito agradável e com uma capela muito acolhedora e totalmente à nossa disposição.
No Sábado e Domingo tivemos a apresentação de temas com diferentes dinâmicas, em que agradeço a prestação de quem teve uma contribuição mais presente nos mesmos. O fim do nosso dia começou com um belo jantar, seguindo-se uma bonita oração, em que nos entregamos a Deus juntamente com os nossos maiores defeitos e faltas, pois só Dele vem a graça para seguirmos em frente.
Domingo, começamos cedinho, e tínhamos programado fazer uma oração mais nossa, mas as irmãs sugeriram-nos (e muito bem) fazer a leitura das laudes com elas. Nós aceitámos de bom grado, participando alegremente (com mais ou menos ramela) nas Laudes, que iam tendo uma explicação carinhosa das irmãs.
Neste dia, temos, realmente, que salientar um especial agradecimento à contribuição do Pe. Casimiro, tanto pela celebração da Eucaristia, como pela sua paciência no antes :)
Terminámos em grande com um passeio ao Castelo de Sesimbra, que é realmente muito bonito. Aí concluímos o nosso retiro, com a entrega dos compromissos feitos por eles nesse dia – em que em consciência acham que devem melhorar e o que podem fazer enquanto membros activos da Igreja - para que tenham sempre presente que não chegaram ao fim da etapa, mas estão sim a começar a andar pelas próprias pernas.
Foi um belo fim-de-semana que acabou com as catequistas cansadas mas felizes ;)
Para todos os que nos acompanharam em oração o nosso muito obrigada, pois tiveram, pode-se dizer o papel mais importante, pois sem o Espírito Santo nada se faz ;) E além disso todos eles ficaram contentes de saber que não estávamos só por “nossa conta”, mas que mesmo longe da paróquia continuamos Igreja viva de Jesus.
Bem creio que nada mais tenho a acrescentar.

Só me resta desejar a todos uma Feliz e Santa Páscoa :)

Bjinhos

1 comentário:

Teresa Trindade disse...

Ainda bem que tudo correu bem!
Especialmente porque este é um ano importantíssimo para eles, senão determinante. Porque é agora que se tem de dar tudo por tudo para que eles não se afastem da igreja, para que se integrem em algum movimento, para que continuem a vir à missa, para que se tornem catequistas, etc. Têm várias opcções, e esperemos que afastar-se da igreja não seja uma delas, e é para isso que todos temos de trabalhar, incentivando-os a ficar, mostrando que o melhor para eles é continuar ligados a Deus, apesar de o mais fácil ser afastar-se, porque actualmente os cristãos são olhados de lado, especialmente nessas idades, e portanto, o nosso trabalho torna-se mais difícil.

Espero que todos eles, pelo menos, continuem a vir à missa, porque já é um passo importante, e porque permanecendo ligados à igreja, podem não ingressar em nenhum movimento agora, mas vir a fazê-lo no futuro. Boa sorte, que consigas, bem comos as restantes catequistas do 10ºVolume, mantê-los activos na igreja, porque eles precisam dela, e a igreja precisa deles!

Tendo tido a oportunidade e os conhecer, pareceu-me que eram um grupo unido, e depois do retiro, deverão tornar-se ainda mais unidos, e nesse caso, é natural que, havendo alguns deles que se insiram em movimentos, os outros os sigam, porque é mais fácil ir para um movimento em que já conheçam alguém.

Rezemos todos por eles, e pelas suas catequistas, e para que o Crisma seja um dia marcante nas vidas de cada um deles, tal como foi para nós.

Uma Santa Páscoa a todos!