quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ser catequista é ser modelo das crianças/adolescentes!
Ao longo destes anos de catequista aprendi e cresci muito, tanto com os outros catequistas que me rodeiam como com os próprios catequizandos que se foram cruzando no meu caminho.

Estou na Catequese de corpo e alma, e em cada gesto, cada sorriso, cada regresso dos adolescentes vejo que vale a pena continuar.
Estou com um grupo do 8º volume, como todos devem de saber, e é muito gratificante vê-los crescer tanto em altura como na Fé. É um grupo que no inicio me deu algum trabalho, pois foi o juntar dois grupos num só.... Já lá vão 7 anos com muitos deles!

Existem várias coisas que nós, como catequistas, devemos passar aos nossos catequizandos: ensinamentos cristãos e valores humanos.
Já algum tempo que venho a trabalhar com o meu grupo o sentido da responsabilidade tanto como Cristãos como cidadãos! Ao inicio foi dificil e nem todos entendiam o porquê de ser necessário responsabilizarmo-nos por algo na vida.... Mas agora.... São o motivo dos meus sorrisos!
Confesso que nos momentos em que a vontade de desistir vem ao de cima, lembrar-me do rosto de cada um deles, é o que me faz sorrir e ter força para seguir em frente!!!!!!!!
Estou em Igreja por Acreditar em Jesus Cristo, mas por vezes são precisos alguns estimulos para sobreviver no meio da selva.

Para poder passar o sentido de responsabilidade a alguém é preciso em primeiro lugar ser-se responsável!!!!!! Cada vez mais os trabalhos em que estamos inseridos exigem responsabilidade da nossa parte, e se não queremos perder os empregos temos que o ser. Ser Cristão também implica responsabilidade e muitos de nós por vezes esquecemo-nos disso. Sabe tão bem ficar em casa ao fim-de-semana.... Hum que bem que sabe poder dormir mais um pouco nos lençois quentinhos, essencialmente nesta altura do ano tão friorenta.
Mas será que não nos esquecemos de nada?????..... Pedir para irem à Catequese, à eucarístia, aos encontros de Adolescentes não chega.... Nós também temos que assumir esse compromisso e ir com eles! Podem não acreditar, mas os catequizandos gostam de nos ver a seu lado.....

Bem........ Mas eu hoje estou a escrever demais..... E agora pensam vocês "Que temos nós haver com isso?"....
Eu respondo... Têm tudo haver com isto!!!!!!!!
Sou catequista há 14 anos, há 14 anos que vou ao Dia Diocesano do Catequista e sou do tempo em que se alugava autocarros para irmos todos... E agora??? Quantos são os que vão?????

Dia 24 de Janeiro de 2010, Auditório da Anunciada em Setúbal, vamos mostrar a nossa responsabilidade perante o compromisso que assumimos no inicio do ano de catequese e principalmente perante Jesus Cristo!

2 comentários:

Edu disse...

Eu também sou desse tempo e também vou lá estar no dia 24. Até lá

DianaR disse...

Olá :)

Embora nem sempre seja fácil fazer como Jesus nos pede, com a Sua ajuda e o nosso esforço sincero tudo é possível. E embora concorde com a frase: "Quem dá o que pode a mais não é obrigado", sinto que se pode muitas vezes tornar-se mais uma desculpa do que verdadeiramente falta de tempo (contra mim falo :s)

Bem, isto tudo para dizer que concordo com o que disseste e que, embora não seja desse tempo, vou lá estar, dia 24.

Beijinhos